O que faz uma assessoria para auditoria?
A principal função de assessoria para auditorias, é atuar como suporte especializado em trabalhos de auditoria que demandam uma elevada carga de trabalho e de mão de obra especializada em determinados assuntos para atuar em algum cliente, filial ou entidade atendido por esta.
Basicamente existem 02 tipos de assessorias voltadas para auditorias.
1 – Aquelas voltadas para atendimento a firmas de auditoria independentes.
2 – E as que atendem as demandas da auditoria interna das empresas.
A grande diferença, é que na auditoria independente a utilização de trabalhos de especialistas, está regulamentado na NBC TA 620 onde a firma de auditoria busca empresas especialistas para ajudá-las em temas como:
- Avaliação de instrumentos financeiros complexos, terrenos e edifícios, instalações fabris e máquinas, levantamento e acompanhamento de obras, ativos intangíveis, ativos adquiridos e passivos assumidos em combinação de negócios, e ativos que possivelmente apresentem problemas de perdas no valor recuperável;
- Interpretação de contratos, leis e regulamentos;
- Análise de assuntos complexos ou não usais de natureza fiscal;
- Acompanhamento de inventários físicos de estoques;
- Levantamento de bens para fins de laudo de avaliações;
- Levantamento e mapeamento de controles internos e de riscos.
Um especialista do auditor pode ser necessário para ajudar o auditor em um ou mais dos assuntos a seguir:
- Entendimento da entidade e de seu ambiente, incluindo seus controles internos;
- Identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante;
- Determinação e implementação de respostas gerais aos riscos avaliados no nível de demonstrações contábeis;
- Definição e execução de procedimentos adicionais de auditoria para responder aos riscos avaliados no nível de afirmação, que compreendem testes de controle ou procedimentos substantivos; · avaliação da suficiência e adequação da evidência de auditoria obtida na formação de opinião sobre as demonstrações contábeis.
Quanto ao uso de assessoria para auditorias interna, podemos destacar praticamente os mesmos assuntos relacionados para a auditoria independente, porém é possível estender um amplo campo de aplicações tais como:
- Treinamentos e Capacitação de Equipes de Auditorias Internas;
- Terceirização das áreas de Auditoria;
- Revisão e Adequação do Plano Anual de Auditoria;
- Estruturação/Reestruturação do departamento de auditoria interna;
- Suporte e orientações em trabalhos específicos que requeiram um apoio terceirizado, permanente ou temporário;
- Auxílio na Revisão de auditoria das Demonstrações Contábeis, previamente a auditoria final pela auditoria independente;
- Apoio e Suporte no desenvolvimento de auditoria remota;
- Trabalhos de auditoria forense.
Vivendo em um país cuja burocracia e dinâmica de negócios são enormes, considerando-se o risco de ter um balanço auditado apenas anualmente e em um curto período de tempo, em que muitas vezes a análise das contas e dos processos não são suficientes para garantir evidências suficientes para emitir-se uma opinião sobre as demonstrações financeiras, bem como por parte das empresas se seus processos internos estão seguros e livres de fraudes ou desvios, contar com um suporte de auditoria é uma questão de sobrevivência para os negócios tanto para as empresas quanto para as firmas de auditorias.
Porém a grande dificuldade reside em encontrar empresas e profissionais certificados e com grande vivência nos mais variados segmentos que estejam dispostos a servir esse tipo de consultoria, principalmente porque esses profissionais são altamente disputados pelo mercado.
A Reali, entendeu essa necessidade bem específica do mercado, e consolidou um time de especialistas com anos de vivência em auditoria interna e independente e em consultoria, onde passou a oferecer ao mercado esse tipo de serviço.
Autor: Douglas L. Cruzara – Diretor de Auditoria e Consultoria