As alterações que ocorrem constantemente na legislação brasileira, o excesso de tarefas burocráticas e os gastos com a contratação de profissionais contábeis são fatores que dificultam o gerenciamento nessa área. É por isso que grande parte dos empreendedores optam por terceirizar a contabilidade da empresa.

A terceirização contábil é uma opção que acelera e aumenta a qualidade dos procedimentos da empresa sem elevar seus custos, aprimorando o departamento de contabilidade e o negócio por completo.

Neste texto, mostraremos algumas vantagens alcançadas quando se escolhe a terceirização contábil. Veja!

Como e por que terceirizar a contabilidade da empresa?

Diante de um mercado competitivo e com uma rígida fiscalização tributária, a contabilidade da empresa exige profissionais especializados, o que a torna cada vez mais complicada e onerosa. Por isso, ficou muito difícil para os empreendedores conservarem a estrutura do negócio de acordo com suas obrigações, especialmente para as pequenas e médias empresas.

A terceirização da contabilidade para empresas apareceu para resolver esse problema. Por intermédio dela, a empresa transmite o controle contábil para um profissional ou equipe externa. E como a atividade é terceirizada, não há um vínculo empregatício entre as partes.

Elas combinam as tarefas a serem realizadas e o pagamento é feito por honorários mensais, custando um valor menor para a empresa. Sendo especializada na função, a assessoria contábil terceirizada consegue produzir um serviço mais atualizado e com qualidade.

Agora, confira 7 benefícios de terceirizar a contabilidade da empresa:

1. Experiência e conhecimentos avançados

Os profissionais de contabilidade terceirizados possuem clientes de vários segmentos, adquirindo experiência e muitas informações. Dessa forma, a tendência é que eles estejam mais atualizados em relação a tudo que a contabilidade pode oferecer.

2. Serviços mais eficazes

Por ser um serviço especializado, opera de forma mais centrada e acentuada, focando no que realmente importa. Por tratar de diversos assuntos diferentes no dia a dia, a contabilidade terceirizada possui conhecimento para entregar soluções mais eficazes.

3. Uma preocupação a menos na rotina de trabalho

O empresário possui diversas atribuições no dia a dia e precisa manter o foco no seu negócio. Isso é muito difícil se ele tiver que se preocupar também com processos de contabilidade. Desse modo, terceirizar esse serviço é uma ótima opção para se concentrar mais no core business da empresa.

4. Economia de recursos

A terceirização contábil representa uma diminuição de custos significativa. Como não há uma relação empregatícia com os contratados, a remuneração é por serviços prestados à empresa e não por meio de salários. Outro benefício é que o empresário poupará recursos que seriam aplicados em treinamento e estrutura física, por exemplo.

5. Diminuição de passivos trabalhistas

Quando a empresa terceiriza a contabilidade, ela evita passivos trabalhistas como admissão e treinamento de novos colaboradores — que demandam tempo e investimento financeiro — e até mesmo eventuais ações trabalhistas.

6. Aumento da produtividade

Em vez de dispensar tempo com rotinas que não possuem relação direta com o que a empresa executa, a mesma dará atenção exclusiva às atividades próprias do seu segmento. Dessa forma, os ganhos com produtividade serão consideráveis.

7. Cumprimento dos prazos

A contabilidade terceirizada conta com processos internos de acompanhamento dos prazos das obrigações legais da empresa, de modo a não perdê-los. Além disso, as obrigações estabelecidas entre as partes são fixadas em contrato de prestação de serviços, onde normalmente existem cláusulas referentes aos atrasos.

Quando se trata de terceirizar a contabilidade da empresa, você precisa atentar para duas coisas: a primeira é conhecer bem o seu negócio e suas atividades; a segunda é buscar conhecimento a respeito da terceirização — como está fazendo agora. Dessa forma, será mais fácil encontrar uma empresa capaz de atender suas necessidades.

Conte com os profissionais da REALI

#realiconsultoria
#realicontabilidade

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá,
podemos te ajudar?
Powered by